segunda-feira, 5 de abril de 2010

Projecto limpar Portugal (2)


Tive o orgulho de pertencer à coordenação concelhia do Limpar Portugal e o balanço é muito positivo.

Esta equipa foi constituída por pessoas que, sem se conhecerem, juntaram-se por uma causa e dessa causa, nasceu um projecto que funcionou muito bem, atendendo à chuva que caiu, nesse dia, especialmente na manhã.

Tratou-se de um evento ao qual se associaram cerca de 900 pessoas no nosso concelho. Atendendo ao facto de o concelho ter 122 mil habitantes, nem 1% aderiu à iniciativa, o que me deixa um pouco entristecido.

Porém , existe o reverso da medalha: estes 900 valeram por 3 ou 4 mil, sem qualquer dúvida. Viu-se isso no dia, quando os voluntários não estavam dentro dos carros à espera que a chuva passasse, mas sim cá fora, a apanhar o lixo. Numa lixeira em que se estimou estarem 60 voluntários para efectuar a limpeza, só foi possível assignar cerca de 12 pessoas e essas 12 conseguiram limpar a lixeira na sua totalidade!! Estes 12 valeram por 40 ou 50, sem qualquer dúvida!!!


AH, já agora, ficam a saber que a maior parte dos voluntários chegou pela manhã, foi de manhã que mais choveu, e foi de manhã que a maior quantidade de lixo foi apanhado. E esta heim?

Há quem discuta o facto de que se se deverá ou não repetir esta iniciativa, uns dizem que não , porque estamos a criar vícios para quem suja, ou por outros motivos.

Pessoalmente, considero que estas iniciativas são sempre úteis de realizar, por dois grandes motivos: O primeiro é para sensibilizar para a questão do Ambiente em geral e para os resíduos em específico, chamar a atenção dos mais novos de que deverão sempre ter uma atitude de protecção face à Natureza. O segundo é porque quem é porco, é porco, e há-de sujar sempre, não há outra forma menos bonita de dizer isto. Não são estas campanhas que vão alterar maneiras de pensar e de agir.

O lixo que foi removido foi lixo depositado de muitos anos, senão décadas. Para o ano se voltarmos aos mesmos sítios, com certeza que iremos lá encontrar mais lixo novo, porquê?? como já diz o meu filho " As pessoas são porcas."

Outra forma de combater é o da vigilância e o de reportar às autoridades situações de despejos ilegais. Existe um número nacional grátis o Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520. Este número pertence ao SEPNA , Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR.

Procedimentos a ter em conta: (retirado de http://limparportugal.ning.com/group/stbarrbidaverde/forum/topics/denuncias-1 )


b) 1. Anotar o dia, hora e local onde verificam a situação infractora, anotar a matrícula da viatura, e se houver outros elementos como os que indica nome de empresa ou pessoa individual escrito ou colado na viatura. (Se houver testemunhas ainda melhor. Se tirar fotos da matrícula e da actividade delituosa será prova a juntar).
2. Depois apresentar uma queixa/participação nas entidades policiais (GNR, PSP), que tem de receber a participação e a enviar para as entidades oficiais competentes. Em Setúbal existe o SEPNA (Serviço de Protecção da natureza) da GNR para se denunciar essas situações, que funciona na GNR junto ao antigo cemitério de Setúbal.
3. Ainda se pode participar à Inspecção-Geral do Ambiente e Ordenamento do Território ou ao Instituto de Conservação da Natureza. No caso de Setúbal - Arrábida ao Parque Natural da Arrábida. Mas se apresentarem a queixa na GNR ou PSP eles depois encaminham ou directamente no SEPNA da GNR.

Sem comentários: